Café gelado

[vc_row el_class=”postfirstparagraph”][vc_column][vc_column_text]Comecei o ano com essa mania de café gelado por um simples motivo. A aceleração que a própria cafeína provoca no meu metabolismo somado à temperatura quente da bebida me faziam suar mais do que o normal. E como passo o dia bebericando, melhor que seja algo mais leve e que traga um pouco de frescor a esses dias ensolarados que tem feito em São Paulo.

Em casa, eu faço a seguinte receita bem autoral e improvisada de café gelado: depois de passar no coador (faço bem fraquinho, pra não terminar o dia com batedeira), deixo esfriar e bato à mão mesmo com pedras de gelo, duas colheres de leite em pó (sem lactose) e uma colher de açúcar mascavo. Fica mais escuro do que claro e bem suave e refrescante, como eu gosto.

Na rua gosto de pedir um café gelado com mais substância, quase uma sobremesa. Como o frappuccino do Starbucks, que é bem mais doce e cremoso. Tem base de café, caramelo, leite e gelo batidos no liquidificador, coberto com chantilly e mais caramelo por cima. É o da foto acima![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”postfirstparagraph”][vc_column][vcex_image_grid columns=”7″ img_size=”full” lightbox_skin=”minimal” image_ids=”17073,17074,17075,17076,17077,17078,17079″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text el_class=”postfirstparagraph”]Já tomei também o frappuccino no Suplicy Cafés, mas neste verão o barista Richard Kumagai sugere algumas receitas de café gelado pra fazer em casa com a base de Cold Brew (café gelado filtrado com água fria por cerca de 8h) e Nitro Brew (uma versão com injeção de nitrogênio, que confere uma textura cremosa à bebida).

Orange Coffee: 

Bata em uma coqueteleira 5 a 6 pedras de gelo de suco pasteurizado de laranja, 150 ml de Cold Brew e o capim limão à gosto. Em um copo grande, adicione 10ml de suco de laranja pasteurizado.

Cold Tônica:

Em um copo cheio de gelo, adicione 220ml de água tônica e acrescente 60ml de Cold Brew. Adicione um ramo de hortelã para decorar.

Cold Saquerinha:

Macere meia-dúzia de morangos, adicione seis pedras de gelo, 80ml de saquê e complete com 170ml de Cold Brew.

Coffee Martini:

Em uma coqueteleira, bata seis a sete pedras de gelo, despeje a 50ml de vodka e 150ml de café coado. Adicione 5ml de bitter e coe a vodka com café numa taça dry martini.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vcex_image_grid columns=”5″ img_size=”full” image_ids=”17082,17080,17081,17083,17087,17088,17089,17090,17091,17092″ lightbox_skin=”minimal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma maneira mais prática de beber seu café gelado é simplesmente acrescentar gelo à nova linha de cápsulas Nespresso: Ispirazione Salentina e Ispirazione Shakerato, inspiradas no verão italiano e parte da segunda edição da linha On Ice, de cafés especiais para serem bebidos com gelo.

O primeiro é um café potente com textura suave, com aroma de nozes e sabores amadeirados e picantes. O segundo é encorpado e suave, marcado pelo aroma de cacau amargo. O lançamento aconteceu no novo espaço da marca na rua Oscar Freire, onde pode-se fazer cursos sobre harmonizações com café, degustações e workshops gratuitos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Descubra mais sobre André do Val

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta, vai!

Posts

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading