Tecidos que aquecem
Em São Paulo somos regidos por uma regra de estilo chamada: “efeito cebola”. Nada mais é que o hábito de nos vestirmos em camadas, para sobreviver às variações constantes do clima. Sobreposições são então, um recurso de estilo urbano, de quem passa o dia fora de casa, no trabalho, no estudo, no transporte público. É importante também, para que sua rotina seja ainda mais prática, conhecer alguns tecidos que aquecem, e assim fazer escolhas inteligentes para o inverno.
Frio e calor foi o tema da primeira edição do 4ideias, a roda de conversas que fizemos em 2019. Nele, falamos sobre como planejar o guarda-roupa e o nécessaire de modo em que consigamos nos adaptar à temperatura ambiente. Desta vez, temos o conteúdo de um especialista em tecidos, Ricardo Monteiro, da lavanderia Quality.
“Há tecidos desenvolvidos especialmente para o frio como outros que combinam diferentes materiais em sua composição para aquecer mais. Além disso, a forma como são entrelaçados os fios da peça é um item que deve ser considerado na hora de escolher roupas de inverno”, diz Ricardo Monteiro.
Os tecidos naturais mais indicados para inverno são veludo, flanela, lã e seda. A lã é condutora de calor, ou seja, um tecido considerado quente, pois não deixa o frio entrar e nem o calor do corpo sair. Quem prefere um tecido mais leve tem como opção a seda. Apesar de ser um tecido frio, a seda tem praticamente as mesmas propriedades da lã, somente com menor intensidade.
Por isso, o ideal é sempre usar uma trama mais fechada e fios mais espessos para bloquear a entrada do ar frio e a saída do ar quente. As opções mais grossas de algodão, como os veludos e as flanelas, utilizam um número maior de fios para isolar o frio e são também alternativas de tecidos que aquecem.
Os principais tecidos sintéticos indicados para o frio são os acrílicos, que imitam a lã e têm características muito semelhantes. Também mantém o corpo aquecido, porém numa intensidade menor.
Outras opções sintéticas de tecidos que aquecem para o inverno são o poliéster ou o nylon. Pode-se utilizar o nylon com um revestimento de manta sintética ou tecido de acrílico imitando forro de pelo animal (pelúcia). A manta sintética é um aglomerado de fios que bloqueia a entrada do ar frio e a saída do ar quente do corpo.