Se eu fosse resumir a temporada italiana de desfiles masculinos que acabou de acontecer em uma palavra, ela seria esporte. Eu sei que não é exatamente uma novidade, mas na moda masculina as coisas funcionam assim. As curvas de tendência são menos acentuadas, de modo que elas demoram a pegar, ficam num platô por um tempo e demoram para sair. Vide o terno azul bic. Até hoje eles usam achando que é moderno e está tudo certo.
É verdade que o esporte sempre pautou a moda masculina casual. E um mestre desse estilo é o Ralph Lauren, que, não por acaso, desfilou juntas em Milão as coleções da marca Polo, que é o seu lado mais esportivo, e da Purple Label, que é a sua marca de alfaiataria. Então, tanto os ternos e as roupas de trabalho apareceram mais à vontade, as roupas de esporte vieram com esse acabamento de luxo, como a linha especial de esqui na neve.


O esqui na neve é um esporte que fala muito bem com esse segmento, principalmente porque vai rolar de 6 a 22 de fevereiro na Itália, nos Alpes italianos, nas Olimpíadas de Inverno. E foi por isso que a Ferragamo convidou o atleta de esqui na neve Alberto Tomba, que é muito famoso na Itália, para ser embaixador da campanha nova de clássicos, principalmente desse sapato que chama Tramezza, que é o nome da camada extra de couro entre a parte de dentro e a parte de fora para dar mais durabilidade ao calçado.
Ao mesmo tempo que é uma tendência no sentido de existir muitas propostas de looks que passam por vários esportes, desde golfe até o basquete. É uma macro tendência também no sentido de que essas roupas de esporte, não só esportiva casual, mas de performance mesmo, viraram uma categoria dentro da oferta de moda masculina que todas as marcas vão passar a atender.
Por outro lado, as marcas esportivas também estão querendo marcar presença nesse território de moda. Tem várias ações que vão acontecer agora na semana de desfiles de Paris masculinos, como uma pop-up store especial da Puma, dedicada ao Suede. Vai chamar Puma Suede House, que é aquele tênis baixo de skate. Então, vão ter modelos vintage desde 68 em exposição e, claro, muitos modelos atuais. A Vans também vai abrir uma flagship na cidade e vale assistir sempre o desfile da Y3, que é uma marca da Adidas, em parceria com o Yohji Yamamoto, que é super bacana.





Comenta, vai!