Dan Gurney para Mustang

DanGurney

A montadora de carros Ford oferece um presente para quem comprar ainda na pré-venda um dos carros do novo modelo esportivo Mustang 2018. Trata-se de um capacete assinado pelo piloto Dan Gurney, lenda do automobilismo mundial que morreu em 14 de janeiro deste ano, aos 86 anos.

Produzido em edição limitada, o capacete é idêntico ao que Dan Gurney usou em 1962, ao fazer a primeira apresentação pública do protótipo do Mustang durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, ano em que conquistou sua primeira vitória na categoria.

A peça autografada traz o número 2, uma referência ao período de 1968 a 1969 da sua carreira em que competiu com um Mustang Shelby, e na parte de trás o emblema do Mustang com as cores do Brasil.

O piloto, que venceu corridas também nos torneios Indy e Nascar, iniciou em 1967 em Le Mans a tradição dos pilotos de comemorar a vitória com chuva de champagne no pódio, ao derrubar sem querer uma garrafa que escorregou da sua mão e estourou no chão.

Ele foi pioneiro também no uso de capacetes fechados. Nos anos 1950, para proteger a cabeça os pilotos usavam simples gorros de couro ou capacetes abertos, derivados da aviação, deixando o rosto exposto. Piloto profissional desde 1959, Dan Gurney quase foi acertado por uma pedra que atravessou o para-brisa durante uma corrida e sentia falta de uma proteção para o rosto.

Em maio de 1968, nas 500 Milhas de Indianápolis, foi um dos primeiros a usar um capacete fechado, que já havia sido introduzido no motociclismo. Hoje, o equipamento é obrigatório em praticamente todas as categorias de automobilismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search