Minas Trend

[vc_row el_class=”postfirstparagraph”][vc_column][vc_column_text]Eu cobri o Minas Trend desde suas primeiras edições circa 2007, para o site Erika Palomino, quando o salão de negócios da indústria mineira ainda era em torno da lagoa do Alphaville, em Belo Horizonte. Como em São Paulo, o condomínio é um local afastado da cidade e nos fazia ficar fora o dia todo, o que dava uma ar peculiar ao evento.

Alguns anos depois, de volta ao site Chic em 2010, voltei a cobrir regularmente o Minas Trend, que havia migrado então para o ExpoMinas, um imenso centro de convenções que tem a estrutura para suportar sucessivos aumentos de expositores e convidados.

Cada vez mais no radar de jornalistas e blogueiros, com o Minas Trend, Belo Horizonte tomou o lugar do Rio como segunda semana de moda mais importante do país. Está hoje bem próxima do SPFW em relevância, apesar de ser uma comparação bem delicada de se fazer.

A diferença do Minas Trend é que é um evento institucional, promovido pelo governo e com verbas de apoio a indústria têxtil, a confecções e ao polo artesanal distribuído em todo o estado. As marcas de lá são conhecidas por bordados e rendas manuais, por suas máquinas de tricô e por seu gosto pelo decorativo e pelo maximalismo.

Dá pra dividir o Minas Trend em três pilares importantes. Primeiro, seu evento de abertura, que é a festa oficial com presença das figuras importantes e um tom formal. Depois, os desfiles, que costumam ser concentrados nos primeiros dias de evento, e reúnem a imprensa especializada e os paparazzi. Por fim, o enorme salão de negócios, que é onde a mágica acontece e onde podemos ter contato com o que de fato está acontecendo, que reúne milhares de compradores.

Os desfiles são uma vitrine importante, mas é o salão de negócios que atrai compradores de todo o Brasil, fazendo girar o produto nacional. Por isso, também, se tornou uma importante plataforma política local, sempre com a presença de governadores e secretários do ramo industrial.

Em São Paulo, o evento é uma iniciativa privada e a presença institucional costuma ser mais um apoio por parte da secretaria de turismo da prefeitura do que verbas robustas, uma vez que não tem o mesmo apelo comercial. O perfil das marcas participantes mostra criações mais contemporâneas, mas também com coleções prontas para irem às ruas.

São muito poucas opções para o público masculino no salão de negócios do Minas Trend e também raras aparições nas passarelas, por isso não tenho ido para fazer a cobertura ao vivo. Mas consegui ver as fotos de todos os desfile e compartilho aqui as imagens que selecionei do verão 2019 de Lucas Magalhães e Molett, na galeria abaixo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_class=”postfirstparagraph”][vc_column][vcex_image_grid columns=”7″ img_size=”full” lightbox_skin=”minimal” image_ids=”12807,12808,12809,12810,12811,12812,12813,12814,12815,12816,12817,12818,12819,12820,12821,12822,12823,12824,12825,12826,12827″][/vc_column][/vc_row]


Descubra mais sobre André do Val

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta, vai!

Posts

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre André do Val

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading