Male Lab Pour Homme

Malelab1

Conheci esse galã dos pampas, o Alexandre Becker Vieira, na aula de Alfabetização Olfativa de outro que também virou um amigo querido: o Denis Pagani, do blog sobre perfumes 1nariz. Na época, ele já tinha desenvolvido produtos cosméticos para a sua marca Male Lab Pour Homme, mas ainda pesquisava sobre o desenvolvimento de fragrâncias.

Faz pouco mais de um ano (dezembro de 2016) que ele a lançou oficialmente e abriu uma loja em Porto Alegre, com o propósito de desenvolver produtos de origem natural para o público masculino. Hoje, suas formulações já estão totalmente livres de produtos de origem animal e de corantes. “Nas fórmulas cosméticas da Male Lab Pour Homme, usa óleos vegetais e prensados a frio,” explica Alexandre.

Segundo o criador da Male Lab Pour Homme, existe uma redução de 40% em sulfatos e outros agentes químicos que danificam fios de cabelo e barba. E toda a linha tem cheiros leves, verdes e que conversam entre si, já que a natureza e botânica do Sul do Brasil são suas maiores fontes de inspiração.

Apesar das referências nacionais, foi em uma passagem pelo Marrocos que ele criou o conceito principal da Male Lab Pour Homme. “Com o cabelo fora de corte, a barba descuidada e a pele cansada de uma longa viagem pela Europa, enveredei pelas ruelas de Marrakesh atrás de ajuda,” recorda Alexandre.

“Acabei numa barbearia super antiga e clássica. Sentei na cadeira sem esperar muito e saí de queixo caído. Cabelo lavado, cortado à perfeição na navalha, toalha quente na barba, espuma no pincel, rosto esfoliado e hidratado, um copinho de arak e uma massagem no pé,” conta ele, ao descrever como começou a Male Lab Pour Homme.

De lá, voltou com um plano na cabeça. Já havia pesquisando as marcas, os preços, as embalagens e as fragrâncias e havia decidido começar uma marca de desenvolvimento de produtos naturais que atendessem às necessidades masculinas.

Recebi dele uma caixa de amostras de seu trabalho, com algumas das fragrâncias que eu tenho o orgulho de ter participado como colega de classe, quando a Male Lab Pour Homme era apenas uma ideia. Pois é justamente na delicadeza de seus aromas que a marca de destaca.

Por exemplo, já está quase acabando aqui em casa o spray para casa (que ele define também como “água de passar”). Ele faz parte da nova linha chamada Pampa, que resgata suas origens, marcadas pelo rico bioma da região do Rio Grande do Sul, Uruguai e boa parte da Argentina. Tem um cheiro limpo, de pinho, que ele descreve como úmido e verde com notas de grama cortada, ozônio, gálbano, pinus siberiano e couro.

A primeira coleção que ele lançou leva o nome Copacabana Nuit, em homenagem a paisagem exuberante, a sensualidade e o estilo de vida do Rio de Janeiro. É um perfume amadeirado e picante, ao mesmo tempo que bem adocicado por notas florais e frutais. Mistura toranja, hortelã e tangerina, rosa e canela, couro âmbar e patchouli. Eu testei a fragrância e, apesar da descrição, é bem leve e com frescor.

Já Male 01 é um perfume bem cítrico, com abertura de tangerina, laranja verde, manjericão, bergamota, limão siciliano. É também aromático no meio, com notas de lavanda, noz-moscada, cravo, lírio, canela, jasmim e rosa. Na base, os amadeirados sândalo, patchouli, almíscar, musgo de carvalho, vetiver e cedro. A fragrância me lembrou noites quentes de verão.

Por fim, Ibirocai, um perfume mais sério e discreto (que é também como as pessoas costumam descrever perfumes masculinos). Amadeirado e aromático, leva alecrim, lavanda e bergamota, sálvia, cedro, cravo e sândalo. E ainda almíscar, fava tonka e vetiver. É uma fragrância que “cresce” melhor ao longo do dia.

São todos composições complexas, com buquês de aromas naturais e personalidade própria. Conta ainda (mas não testei) com sabonete para o rosto, hidratante, xampu e condicionador, além produtos para finalização de cabelo e barba. Vai longe.

(Aproveitando a deixa, veja os comentários de Dênis Pagani, do blog 1nariz, sobre o perfume da Male Lab Pour Homme.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search