Tênis unissex
De toda a sorte de calçados do repertório masculino, os modelos esportivos são os que atendem a uma maior faixa etária de público. Crianças, adolescentes, adultos, idosos… Não há quem se renda ao conforto e agilidade que propiciam. Como a moda (e o mundo) estão passando agora por esse processo de flexibilizar também as fronteiras de gênero, vemos também crescer a categoria de lojas, roupas, acessórios e tênis unissex.
Como este abotinado da Another Place, à venda no e-commerce Passarela, com solado tratorado e brinca com a logotipia da marca na estampa e no cadarço.
A Birkenstock deixou sua pegada em desfiles na Pitti Uomo ou na semana de moda de Paris (em parceria com Rick Owens), e chega agora ao Brasil com uma coleção de calçados fechados, como o tênis unissex Ames, que brinca com a sobreposição de materiais. Mistura couro leve, camurça e meia de neoprene, além de cadarços elásticos.
Não conhecia a marca Yuool, que também tem esse tênis unissex, modelo único, com lã de ovelhas Merino. A fibra natural é fina e suave e pode ser usada em qualquer temperatura. É também a única das lãs que, colocada diretamente sobre a pele, não provoca incômodos ou irritações. Com solado de EVA e palmilha de viscoelástico, o tênis unissex da Yuool é lavável à máquina, usando sabão em pó e deixando secar naturalmente.
“Yuool é a abreviação de Young Urban Wool. A essência da Yuool é ser uma marca jovem, que reflete um novo conceito de vida, com mais simplicidade, praticidade e conforto, sem abrir mão da qualidade”, explica Mateus Schaumloffel, sócio da marca.
O modelo Classics Lites da Vans foi retrabalhado para uma parceria com a Rains, marca de casacos da Dinamarca. Enfatizando conforto e baixo peso, tem cores e texturas inspiradas na região industrial de Refshaleøen, uma antiga área de fábricas e depósitos no porto de Copenhagen.
O lançamento da Onistuka Tiger comemora 40 anos como um dos ícones da marca. Criado no auge da prática das modalidades de corrida conhecidas como jogging ou cooper, o modelo Califórnia 78 EX representava o estilo de vida da época associado à uma crescente preocupação com a saúde física.
Mantém a silhueta original com cabedal em nylon, entressola em dois tons e traz acabamentos em camurça na biqueira e calcanhar. Tem palmilha de encaixe justo e solado único mais largo e mais longo que o superior, para cobrir mais espaço no solo durante a corrida.
O modelo Gel-Lyte V de Asics Tiger ganha a versão Sanze, ainda com o gel impermeável e aparente no solado mas cabedal com meia única e sem língua. Tudo de olho nos desenhos do quimono japonês, reforçando a origem da marca.
Outro tênis inspirado em modelos de corrida, o Fila Mindblower ganha reedição com o logo distorcido que é uma de suas características mais importantes. Conta também, além desses que são tênis unissex, camiseta, moletom, jaqueta, short, calça, pochete, bolsa de mão e boné.