J541a, de Jaison Manoel Alves

J541a 4

Jaison Manoel Alves é um estilista de Florianópolis, que eu conheci quando estive na cidade para uma semana de moda local. Na ocasião, assisti ao desfile da marca feminina que ele tinha na época. O estado de Santa Catarina é um polo têxtil e conta com muitas marcas, confeccionistas e tecelagens, na sua maioria com um viés muito mais comercial. Alguns anos depois cruzei com ele novamente no Instagram e ele me contou que tinha fechado sua marca e estava com outra agora, chamada J541a, com coleções artesanais, construídas com sobras de confecção e pintadas a mão.

“De um modo geral, são todos tecidos que iriam pra descarte, da grande indústria poluente. Como eu faço poucas peças por modelo, não me interessa ter muitos rolos do mesmo pano. Não compro rolos fechados, que geraram um pedido na indústria. Compro os rolos já aberto que iriam com total certeza para virar estopa,” explica Jaison em conversa por WhatsApp.

Para ele, é exatamente essa característica que faz as peças de J541a especiais. “Gosto muito da imperfeição do fio e quando já vem com o chamado problema ou defeito, pois pra mim é o meu maior efeito!”, afirma. “Shirlley Mallmann usou um vestido meu em uma festa em Nova York. Não é por ser pano de descarte que vai ser uma peça qualquer. Pelo contrário: são as mais incríveis pois elas são muito únicas. Tem pouco pano; tem pouca peça.”

O estilista gosta de trabalhar com 100% algodão, viscose, linho e malhas tricotadas. A partir dai, cria famílias de peças diferentes a partir de cada rolo. “Com este tecido listrado (abaixo), que veio em um rolo maior, já fiz calça, bermuda, casaco, capa e regata. Não repito modelos.” Veja nas fotos o próprio Jaison vestindo algumas peças de coleções recentes. Mas recomendo ficar de olho nas suas redes sociais, pois como são peças únicas, nem sempre ele vai ter o que você já vi alguém usando. Em compensação, terá algo novo para mostrar e uma outra história para contar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search