Dress-code masculino

Men 683655 1280

Dei uma entrevista para o blog da Farfetch sobre dress-code masculino e reproduzo aqui o conteúdo pois acho a informação pertinente!

Traje Social, passeio completo, black tie, esporte fino, esporte, casual. Atire a primeira pedra quem nunca ficou na dúvida sobre o que vestir quando leu alguma dessas nomenclaturas em um convite. Para desmistificar de uma vez por todas o dress-code masculino, Farfetch recorreu ao consultor de moda André do Val, que mostra a seguir o caminho das pedras para estar sempre bem vestido, independentemente da ocasião.

Para que serve o dress-code?
As pessoas definem o dress-code de um evento para facilitar a vida dos convidados. Já aconteceu de você ir a uma festa e estar mais bem vestido que todo mundo? Não ficou se sentindo tolo e desavisado? Ou, ao contrário, foi superinformal a uma festa onde todos estavam chiquérrimos? Pois o dress-code existe para avisar os convidados de qual será o tom da festa e como você deve ir vestido para que não aconteça isso.

Você pode comentar os tipos mais comuns de dress-code masculino?
Vamos começar com o Black Tie.

O Black Tie, chamado também de Rigor, é o mais formal e é muito raro acontecer no Brasil. É o traje solicitado para grandes eventos oficiais, bailes de gala e premiações, para que o clima seja de requinte e sofisticação. Para homens, o look é o smoking. Não pode parecer básico

Agora, o Passeio Completo.

Passeio Completo ou Social são os trajes formais mais comuns do dress-code masculio, que se pede em casamentos, jantares e coquetéis. Em geral, requerem ternos escuros com gravata. Só é preciso tomar cuidado na hora de montar a produção para não parecer que você saiu do trabalho para “dar uma passada” na festa.

O Esporte Fino também é bastante usado, certo?

Não gosto muito do termo “Esporte Fino”, pois ele não deixa claro a que se pretende. Pior, só complica! Melhor o termo Passeio, pois ele explica bem a situação em que se cabe: almoços, teatro, vernissages… Qualquer evento que comece durante o dia. Os homens vão de camisa e blazer, mas podem abrir mão da gravata e usar cores mais claras, como o cinza e o bege. Nada de jeans! Acredito que o passeio seja o dress code mais comum no Brasil, informal por natureza.

Por fim, e o dress code Esporte?

O traje Esporte é o mais simples e descomplicado no dress-code masculino. Mas ele não significa roupa esportiva, ou seja, para praticar esportes. Pense em um batizado, uma festa infantil ou qualquer encontro que aconteça mais de manhã – até um churrasco! Camisas polo, jeans e mocassins são algumas das peças-chave. Mas, por favor, uniforme de time, não!

Essas regras são rígidas ou é possível fazer adaptações?
Como eu disse, elas existem para facilitar, não para complicar. Adaptações são possíveis desde que você não fuja do tom de formalidade ou informalidade da festa, ou seja: se é pra ir arrumado, vá arrumado. Se é pra ir casual, vá casual. Então, melhor seguir as regras!

No caso de alguma dúvida, existe algum truque que a pessoa possa lançar mão?
Ligar para o dono da festa é sempre uma saída. Ele que vai dar o tom do evento, se é para ser mais informal ou mais sério.

Você se lembra de alguma situação em que o dress code não ficou claro e isso gerou alguma confusão?
Eu sempre cito o exemplo da Bridget Jones, do filme “O Diário de Bridget Jones”, que foi de coelhinha achando que era uma festa à fantasia e, quando chegou lá, não tinha ninguém fantasiado! Mas ir bem-vestido demais a um evento em que está todo mundo muito casual é igualmente constrangedor. Eu fui convidado para um aniversário em que o dress code era “Esporte Fino” (eu digo que isso confunde bastante!). Logo separei uma calça de alfaiataria, uma camisa e um blazer – nada sofisticado demais. Mas, quando cheguei ao local, estavam todos de camiseta, jeans ou bermuda. Não tinha como eu me trocar, passei a festa todo parecendo que estava na festa por engano. Um horror!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search