Como cuidar da barba

330323 763478 Barbudoo

Quando começou essa onda de todo mundo ter barba há alguns anos, eu já usava uma, pois tenho pouco queixo e os pelos ajudam a desenhar um maxilar no meu rosto. E confesso que quando começou essa onda de barbearia gourmet, de pentear com pente próprio, enrolar a ponta do bigode ou passar perfumes (!), no começo fiquei com a sensação de que eu não sabia como cuidar da barba.

Na prática, não é tão complicado assim. Como com os cabelos, o manual de como cuidar da barba pede que seja limpa regularmente, para reduzir acúmulo de bactérias. Afinal, a sujeira pode vir das mãos, do ar, da comida, do espirro e da própria oleosidade natural da pele… Porém não é necessário nenhum produto raro para que esta rotina seja cumprida.

Cuidados com a barba

Falei com diretores da marca de cosméticos masculinos Barba Urbana sobre os poucos passos necessários para cumprir a tarefa de como cuidar da barba:

Sem coçar – Quando a barba está crescendo ou após o barbear, coça mesmo. Mas esta coceira acaba gerando pelos encravados e atrapalhando o crescimento do pelo. Produtos pós-barba controlam irritações e aceleram o processo de cicatrização.

Lavagem diária – Durante o dia, a barba acumula impurezas que apenas a água do banho não é capaz de limpar sozinha. Xampus em geral promovem limpeza profunda, desobstruindo poros e levando a um crescimento saudável, mas podem causar irritação na pele em algumas pessoas. Você pode optar por xampus específicos, se quer algo como maior hidratação ou pelos mais macios.

Esfoliação – Alguns produtos oferecem partículas esféricas ao invés de cristais, para aplicação sobre a barba. A esfoliação ajuda não só na limpeza da pele por baixo, mas também no deslizar da lâmina.

Hidratação – A exposição ao sol pode danificar os pelos, que ficam ressecados e quebradiços. Se isso acontecer, não se preocupe, pois óleos e pomadas agem instantaneamente, amaciando e revitalizando os fios, deixando a barba hidratada, controlada e com aspecto saudável. Hidratam também a pele por baixo, evitando coceiras por ressecamento.

Bigode – Por ficar muito próximo dos lábios, é a parte que mais acumula sujeira. Por isso, é melhor que estejam aparados e penteados para não entrar na boca. Ceras modeladoras ajudam a deixar ele alinhado.

Água corrente – Sem molhar os fios, a lâmina pode causar irritações e pelos encravados. Uma sugestão é sempre fazer a barba após o banho por conta do vapor e da água quente (que abre os poros e facilita o deslizar).

Lâminas limpas – Elas podem acumular fungos se não remover os pelos do aparelho e secar bem após o uso. Estes hábitos também aumentam a vida útil da lâmina, mas o ideal é trocar regularmente.

Pente – Pentear ajuda a remover os resíduos acumulados e distribuir a oleosidade, mas também ajuda a direcionar os fios, reduzindo o risco de irritações e coceiras. Pentes de madeira são os que quebram menos os pelos e anulam a eletricidade estática dos fios, o que faz com que se tornem menos rebeldes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

trendy posts

Search